Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

angie's blog

angie's blog

angie's blog

12
Fev09

Darwin - A Origem das Espécies

Angela

Fazem hoje 200 anos do nascimento de Charles Darwin, facto esse bem visível tanto na imprensa e nos noticiários, como em exposições inauguradas hoje.

Darwin foi um estudioso da natureza :). Na sua viagem a bordo do Beagle fez um estudo exaustivo de inúmeras espécies e fez vários estudos geológicos que lhe permitiriam basear toda a sua teoria. Segundo ele, a evolução dava-se por meio de uma selecção dos mais aptos, aqueles que teriam mais hipóteses de se reproduzir eram os que acabavam por sobreviver, e que todos os seres apareciam por meios evolutivos.

Obviamente esta sua teoria da Selecção Natural e as ideias do Evolucionismo geraram, e continuam a gerar, muitas polémicas e vozes contra daqueles que crêem numa "ajuda" divina. Basicamente Darwin concebeu uma teoria que deixou outros estudiosos de cabeça à roda!

Apesar da grande controvérsia que marcou a publicação do trabalho de Darwin, a evolução por selecção natural provou ser um argumento poderoso contrário às noções de criação divina e da ciência do século XIX. A ideia de que não havia uma clara separação entre homens e animais faria com que Darwin fosse lembrado como aquele que removeu o homem da posição privilegiada que ocupava no universo. Para alguns de seus críticos, entretanto, ele continuou a ser visto como o "homem macaco" frequentemente desenhado com um corpo de macaco.

Para quem quiser saber mais: aqui ou aqui ou ainda aqui .

(Eu tinha uma revista com um artigo excelente e super bem escrito sobre isto, mas não o tenho cá comigo, por isso tive de me socorrer de coisitas escritas aqui e ali)

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Em destaque no SAPO Blogs
pub