Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

angie's blog

angie's blog

angie's blog

24
Jul07

Responde-me

Angela

Ontem acabei de ler um livro de Susanna Tamaro chamado "Responde-me". Já tinha lido um outro livro dela, mais conhecido, "Vai aonde te leva o coração" mas não gostei muito pois achei que era um bocadinho chato de ler e não me prendeu a atenção, como costuma acontecer, e por isso levei bastante tempo a acabá-lo. Do "responde-me" gostei mais. Este era tipo um três em um, pois contava três histórias diferentes de personagens distintas. De semelhante tinha as histórias de violência e tragédia.

Do livro destaco uma passagem em que é contada a história do macaco e do escorpião, que diz o seguinte:

"Ao chegar à margem de um grande rio, o macaco decide atravessá-lo a nado. Já estava com uma pata na água quando ouve uma vozinha chamá-lo. Olha à sua volta e, ali perto, vê um escorpião. Olha - diz-lhe o escorpião - não poderás fazer-me o favor de me dar boleia?. O macaco olha-o fixamente nos olhos: nem pensar. Ainda me picavas com o teu ferrão e eu afogava-me. Ao que o escorpião responde: Se te afogasses, eu também morreria. Que sentido teria?. O macaco pensa por uns segundos e depois diz-lhe: Juras que não me vais picar?. Juro responde o escorpião. Então, o escorpião sobe para a cabeça do macaco e o macaco começa a nadar em direcção à outra margem. Quando vai quase a meio da travessia, sente uma picada no pescoço. O escorpião pico-o. Porque é que me picaste? - grita o macaco - Agora vamos morrer os dois!. desculpa - responde o escorpião - mas não me pude conter. Está-me na massa do sangue."

Moral da história...apesar da nossa vontade em mudar ou em ser de determinada forma, há sempre coisas que não conseguimos, são quase intrínsecas a nós.

É muito difícil conseguirmos mudar a nossa forma de ser e de ver as coisas. nem acho que se deve. cada um é como é e só temos de aprender a conviver com as diferenças. Até porque...é nessas diferenças que está a piada toda ;)

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Em destaque no SAPO Blogs
pub